O ECMV – Espaço Cultural Maurice Valansi no Rio, abriga o 1º museu de cadeiras(exposição permanente) na América Latina, e fica em Botafogo/ RJ.Ocupa um charmoso casarão(de 1938) tombado de dois andares na Rua Martins Ferreira.

Maurice Valansi é o nome do empresário francês que desembarcou no Brasil nos anos 50 e construiu inúmeras salas de cinema pela cidade, como os cines Paissandu, Coral e Scala. O imóvel foi inteiramente reformado e recuperado por seu filho, o arquiteto e colecionador Richard Valansi, 53 anos, que lá encontrou o espaço ideal para instalar uma de suas paixões: o Museu da Cadeira. São cerca de 200 peças assinadas por importantes designersbrasileiros e estrangeiros – como Sérgio Rodrigues, Ricardo Fasanello, José Zanine Caldas e Le Corbusier.

O acervo de cadeiras foi adquirido pelo próprio Richard, em suas andanças por feiras, leilões e brechós no país e no exterior. Há desde modelos mais simples, como a cadeira com assento e encosto em forma de disco de vinil projetada pelo carioca Bernardo Senna, até peças bem arrojadas, como uma espreguiçadeira criada por designers finlandeses para aqueles que não largam o computador em nenhum momento: o móvel tem uma espécie de bancada para colocar o computador de modo que se possa usá-lo confortavelmenterefestelado. Outro destaque é a poltrona Esfera, criada nos anos 60 por Ricardo Fasanello, com base de poliéster e revestimento de couro.

O espaço reúne livraria, La Bibliotek, o café du Midi com creperie e sushi bar, exposição de mais de 150 cadeiras de design, além de promover mostra de fotografias e artes plásticas.

Endereço: Rua Martins Ferreira, 48 – Botafogo/ RJ
Tel.: 2527-4044
Horário: Seg-Sáb, das 17h à meia-noite